Voice Notes

Publicado em 2012, o Cycle Style de Horst A. Friedrichs é um dos nossos livros favoritos sobre bicicletas por celebrar a diversidade dos ciclistas em Londres, desde os tatuados com fixies aos engravatados de Saville Row e as suas bicicletas clássicas. Recentemente foi-nos trazido à atenção um novo projecto do Beta Studio de Madrid, no qual o livro Cycle Style é explicado num pequeno documentário narrado pelo próprio fotógrafo. Realizado por Montenegro & Lafont, o documentário mostra as motivações de Friedrichs para a criação do livro, a sua paixão pela cultura ciclista em Londres e o seu encontro com alguns dos personagens do livro, como o designer Paul Smith. Disponível no Vimeo On Demand, o documentário é uma visualização obrigatória por partilhar as histórias por detrás do dos livro mais celebrado do fotógrafo alemão, conhecido por retratar de forma apelativa as sub-culturas pelo mundo.
Para celebrar o lançamento do documentário, também estarão disponíveis 20 cópias do livro assinadas por Horst A.  Friedrichs, a não perder!

 “Foi por acaso que conheci o Horst e no nosso primeiro e único encontro tivemos a oportunidade de falar sobre o seu trabalho e folhear alguns dos seus livros. Descobri imediatamente que ele era um grande contador de histórias e apercebi-me que os seus livros não expressavam isso de nenhuma forma. Comoveu-me a sua liberdade, verdadeira paixão pela fotografia e ciclismo. Senti que seria uma grande oportunidade para revelar a contraparte que vem com documentar algo que faz parte de ti mesmo. Foi uma incrível experiência para ambos.” Montenegro & Lafont

VoiceNotes2

VoiceNotes3

VoiceNotes4

Pannier

Apesar de nos deslocarmos de bicicleta para o trabalho diariamente, e fazermos passeios ocasionais com mais de 100 km ao fim-de-semana, nunca partimos à aventura numa longa viagem a pedalar, no entanto é um sonho que vamos decerto realizar um dia. Para viajar durante dias ou semanas em cima de um selim é necessário equipamento especial para a sua bicicleta de estrada, touring ou montanha, e o Pannier é o local ideal para o encontrar. Fundado por Stefan Amato, o site britânico é uma loja, mas mais importante ainda uma comunidade onde corajosos ciclistas partilham as suas jornadas pelo mundo, seja uma viagem no deserto de Atacama ou pela Toscânia. Convicto de que o selim de uma bicicleta é o ponto mais vantajoso para se viajar, Amato criou uma plataforma onde a beleza do ciclismo é revelada de forma exemplar através de fotografia de qualidade e histórias empolgantes. Para além do aspecto motivacional e inspirador, o Pannier fornece tudo o que precisa para partir de viagem, desde um completo guia (repleto de dicas de preparação, tácticas e equipamento necessário), mapas para aventuras no Reino Unido e Europa, bem como uma cuidada selecção de acessórios como vestuário e mochilas, tendas e sacos-cama, ferramentas e fogões. Visita obrigatória para viajantes ou para quem se está a inspirar para conhecer o mundo a pedalar!

“Antes de irmos para a estrada, três temas têm de ser tomados em consideração, nomeadamente, a questão do quando, onde e como fazer a viagem, ninguém salta para a sua bicicleta no calor do momento sem pensar em tais coisas,” Reginald Wellbye, Cycle Touring at Home and Abroad (1909).

“Numa bicicleta vais rápido o suficiente para cobrir um continente num tempo razoável e devagar o suficiente para ver todas as coisas interessantes.” Frank Van Rijn, ciclista e explorador.

pannier2

pannier3

pannier4

pannier1

pannier5

Huez

A bicicleta é o nosso meio de transporte diário na cidade e o equipamento técnico (adoramos os nossos calções Assos e jerseys da Rapha) é definitivamente a forma mais confortável de pedalar, mas por vezes a bicicleta, o trajecto ou a situação pedem roupa mais comum, mas apropriada para o selim. Para além da Rapha, com a sua linha dedicada à cidade, a Huez é uma excelente alternativa para quem pretende pedalar em grande estilo. Fundada por Lorenzo Curci, que abandonou uma carreira na finança para se dedicar a este projecto, a marca londrina apresenta uma colecção de vestuário casual, que cruza os melhores tecidos técnicos com cortes elegantes. Inspirada por uma das montanhas mais emblemáticas do Tour de France, o Alpe d’Huez, a marca britânica é dedicada a todos o que se querem divertir nas suas bicicletas. Adoramos os calções e calças chinos, que por fora têm uma aparência convencional, mas no interior possuem um confortável almofadado; a camisola impermeável; e o casaco em lã merino com forro em Teflon. Muito bom!

“Para fazer a nossa roupa, inspirámo-nos nos locais mais espectaculares do planeta, e utilizámos os melhores materiais da Europa, Estados Unidos e Japão. Nós apresentamos performance e estilo para o ciclista de estrada competitivo, o ciclista do quotidiano e todas as pessoas que querem divertir-se nas suas bicicletas.”

huez4

huez2

huez3

Passoni

Já conhecemos a Passoni desde há muito, no entanto quando vimos recentemente o ex-ciclista profissional Juan Antonio Flecha a subir uma das emblemáticas montanhas do Tour de France com uma das suas bicicletas, numa reportagem para a Eurosport, sentimos que não podíamos passar mais tempo sem escrever sobre a marca italiana. Fundado nos anos oitenta por Luciano Passoni, que tinha o sonho de produzir manualmente as mais luxuosas bicicletas de estrada do mercado, o atelier milanês ficou conhecido por ser o primeiro a desenvolver quadros de alta-performance em titânio. Tendo mantido até hoje a obsessão pelos detalhes, a Passoni não deixa nada ao acaso, sendo todas as bicicletas feitas à medida pelos seus artesãos, que possuem décadas de experiência nas mãos. Desde a geometria, design e componentes, todos os elementos são meticulosamente escolhidos tendo a vista a criação de bicicletas exemplares, verdadeiras obras de arte sobre rodas, preparadas para profissionais ou amadores apaixonados pelo pedal. Todos os modelos da Passoni são especiais, mas gostamos particularmente da Top Genisis, com o seu design clássico e aros em madeira, e da Top Evolution, pela pureza e componentes de qualidade.

Passoni3

Passoni2

Passoni4

Passoni5

Passoni6

Passoni7

Mondial

Desde o início que a Rapha se baseou na época dourada do ciclismo e no lado mais heróico deste desporto para criar vestuário, conteúdo e vídeos verdadeiramente inspiradores. Passando agora essa paixão para o papel, a marca britânica lançou recentemente a sua própria revista, a Mondial. Acompanhando o crescimento da cobertura jornalística do ciclismo na última década, a Rapha apresenta uma publicação que pretende mostrar uma ambição renovada para este bonito desporto. Tal como tudo o que a Rapha tem desenvolvido até agora, a Mondial destaca-se pela qualidade e execução cuidada. Não se focando apenas na vertente mais desportiva ou técnica do desporto, mas igualmente no romantismo, sentido histórico, cultural e estético que rodeia o ciclismo de estrada, a revista semestral aposta em fotografia de qualidade, artigos de fundo, abordando de forma fresca temas familiares relacionados com o desporto. O primeiro número com 160 páginas já está disponível na loja online da Rapha e nós mal esperamos por receber a nossa cópia!

mondial2

mondial3

mondial4

mondial6

mondial5

Search and State

Como já devem ter reparado, o ciclismo é o nosso desporto favorito, como tal é sempre refrescante para nós ver outras marcas de equipamento para além da nossa favorita Rapha. Fundada e produzida em Nova Iorque, a Search and State oferece uma colecção de vestuário para ciclismo para homem e mulher, que combina design intemporal, atenção ao detalhe e alguma ironia. Combinando os melhores tecidos técnicos, um estilo original e um corte perfeito, a marca americana é dedicada a todos os amantes das duas rodas, estejam eles a treinar, competir ou a seguir uma etapa do Tour de France. Fazendo todo o processo desde o design até à produção final em Midtown Manhattan, a Search and State aproveita o melhor do conhecimento e tradição local na confecção de vestuário para criar uma colecção recheada de clássicos e peças que dão nas vistas. Para além dos dos confortáveis calções S1-S e do resistente casaco S1-J, adoramos o jersey com padrão havaiano!

“A nossa história é simples. Desenhamos e produzimos alguns dos melhores equipamentos de performance e lifestyle do mundo, Sabemos isto devido ao que os nossos clientes nos dizem, ano após ano. Ganhámos prémios e clientes fiéis que reconhecem a nossa atenção com a qualidade, corte, estilo e selecção incomparável de tecidos técnicos de luxo.”

searchandstate2

searchandstate3

searchandstate5

searchandstate4

Steel Cyclewear & Coffeeshop

Criada em 2011 por Marc Schmitt, a Steel é uma das nossas publicações favoritas, pelo seu conteúdo único e pela especial atenção com a fotografia, cobrindo o mundo do ciclismo sem nunca esquecer o estilo. Recentemente, a revista uniu forças com o barista Damien Crémois para abrir um espaço em Paris dedicado ao ciclismo. Com um projecto da arquitecta Julie Deglesne, a loja e café é não só a vertente física da Steel, bem como um ponto de encontro para os amantes do ciclismo e dos apreciadores de um latte bem tirado. Localizada no 11º Bairro, a loja da Steel apresenta uma apelativa selecção de produtos, incluindo as meias da The Athletic, sapatos Quoc Pham, jerseys da Chapeau, bem como bicicletas, revistas e acessórios. Ansiosos por voltar a Paris para visitar a Steel Cyclewear & Coffeeshop!

Steel Cyclewear & Coffeeshop
58 rue de la Fontaine au Roi
75011 Paris

steelshop1

steelshop5

steelshop2

steelshop3

The Rapha City Collection

Como sempre, a Rapha apresenta vestuário para ciclismo repleto de estilo e apropriado a cada situação, e a nova colecção para a cidade não é excepção. Para marcar o seu lançamento, a marca britânica apresenta uma série de crónicas a documentar as vidas daqueles que vivem numa das capitais com maior diversidade cultural, Londres. Na primeira série, a Rapha falou com Nick Offord, modelo e designer gráfico, e Franc Strazerri, que trabalha no desenvolvimento de guiões, retratando dois londinos que pedalam pelas ruas desta cidade densamente tecida de pessoas, lugares e histórias.

"Existem coisas malucas a acontecer em Brick Lane, recentemente houve um incidente que envolveu um ciclista ser derrubado da bicicleta por um carro, e em retaliação lançou a sua bicicleta através do pára-brisas do condutor responsável. Não vou mentir, mas ri-me bastante ao ver o ciclista correr rua abaixo sem a sua bicicleta," Nick Offord.

Relativamente à colecção de vestuário para a cidade, as calças de ganga e as luvas em pele são velhos favoritos, no entanto as novas peças são especialmente apelativas. Enquanto o corta-vento é o acessório perfeito para resistir aos aguaceiros e a nova camisa impressionar pelo seu padrão inspirado nos estafetas de jornais parisienses, o polo clássico e os calções de touring são ideais para desfrutar da primavera!

raphacity5

raphacity4

raphacity3

raphacity7

raphacity1

Tanner Goods

Uma das coisas que mais gostamos aqui n’O Editorial é encontrar marcas que respeitem os materiais, que criem objectos intemporais e que tenham surgido da paixão dos seus fundadores pelo design de qualidade, e a Tanner Goods é um desses casos. Criada em Portland, Oregon, por um colectivo de designers e artesãos, a marca oferece uma apelativa colecção de malas e acessórios em pele e canvas, bem como uma selecção de cadernos, mobiliário, bicicletas, vestuário… enfim tudo o que precisamos para complementar a nossa vida de forma simples, funcional e bonita. A Tanner Goods tem por objectivo desenvolver produtos modernos que respeitem o passado, com uma forte componente estética, cuidadosamente produzidos à mão. Estamos de olho na magnífica bicicleta Cielo Sportif Classic, na cadeira baixa desdobrável Nokori, no saco Everyday Tote, entre muitas outras coisas!

"Acreditamos em ter menos (e melhores versões) das coisas que precisamos, em construir produtos que durem, e em aprender a manter estas peças durante o seu período de vida. Não somos avessos à tecnologia, mas escolhemos não fazer coisas que se tornem obsoletas quando o próximo geração de produtos aparece."

tannergoods1

tannergoods6

tannergoods4

tannergoods7

tannergoods2