Taxonomy of Design

O modelo de negócio da Aesop é sem dúvida um 'case study' e deixa-nos sempre surpreendidos pela consistência do conceito e extrema atenção ao detalhe. Tendo conseguido o melhor dois mundos - produtos para a pele de qualidade e bonitas lojas desenhadas pelos melhores arquitectos e designers de interiores internacionais - a marca australiana lançou recentemente um novo site dedicado ao processo criativo dos seus espaços físicos.
Taxonomy of Design é uma excelente de inspiração e um levantar de veu para quem deseja ver os bastidores de uma das marcas mais bem sucedidas no campo dos cosméticos. Ao invés das grandes cadeias internacionais que uniformizam o design das lojas por todo o mundo, a Aesop destaca-se pelo imenso respeito pela comunidade, cultura e história local, apresentando espaços adaptados a cada localização. Um dos melhores exemplos deste empenho é a loja de Mayfair, em Londres, desenhada por Ilse Crawford em 2008. Através da bonita cor das paredes, um petróleo profundo, e das escolhas de materiais, mobiliário e acessórios, a loja apresenta uma visão verdadeiramente londrina, misturando modernidade e classicismo, um espaço perfeito para simbolizar a sensação de bem-estar associada à marca. Já em Kyoto, a loja desenhada por Shinichiro Ogata reflecte a pureza e história desta cidade japonesa através de um espaço de grande simplicidade, onde o branco e  materiais como o cobre, cimento e painéis de tecido dominam este espaço sereno e profundamente sensorial.
Para além destas, o Taxonomy of Design mostra todas as outras localizações da Aesop pelo mundo, acompanhadas por uma descrição pormenorizada dos materiais utilizados, abordagem arquitectónica e imagens das lojas. A visitar!

AESOP-JP-KYOTO-21-1

AESOP COVENT GARDEN

AESOP-FR-LE-MARAIS-10-3

AESOP-UK-MAYFAIR-35-1

AESOP-AU-ADELAIDE-6-1

AESOP-AU-EMPORIUM-5-1