Saudade

Não é a primeira vez que descubro no estrangeiro um projecto interessante feito por um português. Neste excelente vídeo da revista Hole & Corner, Pedro da Costa Felgueiras, fundador da loja Saudade, fala das suas inspirações, vida em Londres e dos produtos vendidos na loja online.
Apresentando os melhores produtos portugueses de uma forma cuidada e apelativa, Saudade "é o resultado dos vinte anos de vida de Pedro da Costa Felgueiras em Londres e das suas viagens aos recantos mais escondidos de Portugal. É o reflexo da sua experiência de duas décadas a trabalhar com cor e materiais históricos, bem como design e projectos de arte. Desde o início da sua vivência em Londres, em 1990, Pedro começou a trazer peças de Portugal. Objectos escolhidos por vezes pelas embalagens inalteradas, outras por lhe fazerem lembrar o luminosidade da sua infância ou ideais da cultura popular portuguesa. Acima de tudo, os produtos da Saudade são escolhidos pela forte ligação o intenso trabalho de Pedro e por ainda serem produzidas manualmente. Miraculosamente, Portugal aparentemente parece ter mantido a qualidade da produção manual com um mínimo de assistência mecânica. O conhecimento é passado de geração em geração, de pai para filho, de empregado para empregado, com a persistência que mantém isolada da ultra-industrialização do resto da Europa".
Para além dos produtos exclusivos, como o caderno produzido em colaboração com a Emílio Braga, gosto muito da selecção de cerâmica da Bordallo Pinheiro, velas e mantas da Serra da Estrela.

Saudade1

Saudade2

Saudade3

Saudade4

Saudade5