Project 50

Tendo sido uma das marcas com que mais gostei de trabalhar, a USM chamou-me a atenção a partir do momento em que lidei com o icónico sistema de mobiliário Haller. De aspecto industrial, versátil e com um design intemporal, o sistema celebra em 2015 meio século de existência. Para marcar esta data, a marca suíça lançou o Project 50, uma iniciativa que incentiva uma nova geração de criadores a explorar o conceito de modularidade.Tendo juntado em Setembro de 2014 membros de sete escolas de design e arquitectura internacionais num chateau em Domaine de Boisbuchet, a USM desafiou os estudantes a repensarem a modularidade no sentido mais generalista, o que resultou numa série de projectos audaciosos e únicos, em áreas como o mobiliário, iluminação ou arquitectura modular.
Para além disto, foi lançada uma experiência, na qual a USM deixava diversos módulos Haller pelos campus universitários, incitando os estudantes a levarem estas peças para casa e tornarem-nas parte da sua vida. Desde Tóquio a Lausanne, passando por Paris, Milão e Karlsruhe, os estudantes serviram como um grupo de questão quanto à relevância do Haller para as novas gerações. Nos ambientes modestos das suas residências universitárias, o sistema provou-se igualmente funcional e esteticamente apelativo, tal como em casas mais elegantes e sofisticadas.
É realmente fascinante ver o esforço da USM em não se tornar uma celebrada relíquia do passado, mas sim um sistema para o futuro, na qual a modularidade será sempre uma solução para resolver as questões da arrumação em casa e no escritório, como pode ver no novo site Personalities by USM, desenvolvido pelo Freund von Freunden. Adoramos!

usm50 6

usm50 4

usm50 1

usm50 2

usm50 3

usm50 7