O Apartamento

Tudo começou no ano passado com a loja temporária Lisbon Winter Store, em colaboração com a revista Cereal. Agora no seu novo espaço permanente, O Apartamento iniciou a sua programação de eventos que pretendem reunir pessoas de diferentes espectros, criar sinergias e fomentar projectos. Instalado numa casa real no centro de Lisboa, repleta de luz e decorada de forma simples e acolhedora, O Apartamento espelha o bom gosto do seu fundador, o nosso amigo Armando Ribeiro, mas também a sua necessidade de partilhar as coisas boas da vida, seja arte, design ou comida. Tendo como objectivo trazer trimestralmente a Lisboa uma revista internacional convidada, para apresentar o seu novo número e projectos associados das suas cidades, O Apartamento pretende também promover residências artísticas, lojas temporárias, exposições, jantares, workshops ou lançamentos de marcas. Estivemos n'O Apartamento para o primeiro evento, o lançamento do terceiro número da Openhouse e falámos com Armando Ribeiro:

Fala um pouco de ti…
Tenho 43 anos, gosto e necessito de viajar. Sou viciado em revistas. Gosto muito de fotografia, dança contemporânea , livros, cinema etc. Tenho a necessidade de estar perto da natureza, tenho muitas plantas em casa. Tenho 1 gato lindo. Acredito que só podemos fazer bem algo se acreditarmos no que fazemos e com quem fazemos.  Gostava de ter mais tempo para cozinhar e fazer desporto. Não bebo café. Sou muito independente mas gosto muito de partilhar.

apartamento3

Como surgiu a ideia d'O Apartamento? O que mais gostas no espaço?
Foi surgindo ao longo dos anos e em Setembro de 2014 avancei com o projecto. A ideia começou com a possibilidade de convidar revistas internacionais a vir a Lisboa apresentarem o seu último número e a trazerem um projecto associado. Como já disse sempre fui viciado em revistas e ia me perguntando quem fazias as revistas, quem eram essas pessoas e a partir dai foi ganhando forma o projecto. 

"A luz do Apartamento é muito especial! Foi sem dúvida determinante para a escolha do local, bem como a divisão do espaço e o facto de ser totalmente branco."

apartamento2

Como surgiu o teu amor por revistas? Quais as tuas publicações favoritas?
Desde adolescente que comecei a comprar revistas e não parei mais. Sempre fui muito curioso com o que se passa no mundo e sempre quis ir conhecer o mundo. As revistas enquanto era adolescente eram a forma de ir viajando. Fazia cadernos sobre cada cidade e onde iria quando fosse possível. Os hotéis, os restaurantes , as lojas, as galerias etc. Gosto muita da Ernest Journal, Boat, Another Escape, Kinfolk, Openhouse Magazine, Riposte, Suitecase, Oak e de muitas outras.

apartamento4

Como vês O Apartamento daqui a um ano?
Não te sei dizer. Acabámos de abrir portas. Espero que continue uma paixão para todos os 3 ( somos três na equipa ) e que cada vez mais as pessoas conheçam o espaço, apareçam para o visitar e espero que tenhamos cada vez melhores projectos e que a partilha, que é o factor principal do projecto, chegue a cada vez mais pessoas.

apartamento1

Locais onde levarias um amigo estrangeiro que viesse a Portugal?
Para jantar ao De Castro Flores, à Tasca Cardoso. Para almoço o Espaço Espelho de Água ou o Este Oeste no CCB. Para um sunset o Sky Bar do Tivoli Lisboa ou o Park. Galerias e museus: Gulbenkian, Barbado Gallery, Mude - Museu da Moda e do Design, entre outras. Para compras: A Vida Portuguesa, o Cais Pimenta Rosa, a LX Factory, os antiquários de São Bento. Depende sempre do amigo ou amiga.

apartamento6