Casas Caiadas

Apesar de gostarmos de viajar para o estrangeiro, cada vez mais temos a  certeza que temos a sorte de viver num dos mais bonitos países da Europa e locais como as Casas Caiadas são a prova disso mesmo. A pouco mais de uma hora de viagem de Lisboa, esta pequena ‘aldeia’ localizada no meio de uma grande herdade perto do Sabugueiro, Arraiolos, é o fruto do trabalho de reconstrução de mais de três anos de Paula e Mário Domingues. Tendo recuperado três casas distintas, que faziam parte de um núcleo de antigos moinhos de água, o casal abriu as Casas Caiadas com o intuito de partilhar este bonito pedaço do Alentejo rodeado de oliveiras centenárias, barrocais e um pequeno riacho repleto de vida animal.
Com a ajuda do arquitecto Luís Pereira Miguel, Paula e Mário conseguiram restituir a dignidade a este conjunto de estruturas abandonadas desde há décadas, criando um dos melhores locais para relaxar no Alentejo, entretanto candidato ao Prémio Vilalva da Fundação Calouste Gulbenkian. Constituídas por três edifícios, as Casas Caiadas são ideais para desfrutar com a família ou um grupo de amigos, visto toda a ‘aldeia’ ser reservada como um todo. Enquanto o antigo armazém da palha se transformou numa apelativa suite com paredes de pedra e portadas em azul esverdeado, a casa maior possui dois quartos e uma suite. Para completar o conjunto, o antigo moinho é actualmente utilizado como espaço comum, o local mais social das Casas Caiadas, onde a sala de estar e cozinha estão instaladas. No entanto é no exterior que está um dos pontos mais apelativos deste segredo bem guardado, a piscina-praia de forma circular, perfeita para se refrescar durante o dia ou à noite para observar o céu estrelado.

No fim-de-semana que passámos recentemente em família nas Casas Caiadas, percebemos a paixão de Paula e Mário pelo projecto e o seu gosto irrepreensível, que cruza  o respeito pela historia, simplicidade, materiais naturais e pequenos toques de modernidade que fazem toda a diferença. A visitar!

casascaiadas3

casascaiadas2

casascaiadas4

casascaiadas5

casascaiadas6

casascaiadas8

casascaiadas7