A New Type of Imprint

Ainda nos lembramos da nossa primeira experiência com uma peça de design norueguês, quando vimos o icónico candeeiro de secretária L1 na Habitat há muitos anos atrás. Apesar de ter sido desenhado por Jac Jacobsen em 1937, na altura associamos erradamente a sua criação a outro Jacobsen, o famoso dinamarquês Arne. Tal como nós, que desconheciamos a infuência de Jac Jacobsen, o design norueguês tem sido ofuscado pelos seus vizinhos nórdicos, a Dinamarca e Suécia.
Desejando contrariar esta tendência e pretendendo apresentar a Noruega como um país que vai muito para além das bonitas montanhas, impressionantes fiordes, a Aurora Borealis e o petróleo, a agência criativa Anti lançou recentemente a revista A New Type of Imprint. Assumindo a Noruega como um dos segredos mais bem guardados do mundo, a publicação trimestral propõe-se acabar com a falta de cobertura mediática da criatividade local.
Ao contrário da Dinamarca e Suécia, que promovem desde há muito os seus designers, o estado norueguês deixou de apoiar os criativos locais em meados dos anos cinquenta, levando a que mesmo internamente a maioria dos designers e artistas não passem de meros desconhecidos. Devido a isto, os criadores da revista lançaram-se numa investigação sobre a evolução das tradições locais e como os criativos noruegueses desenvolveram silenciosamente uma forma única de contar histórias através do design.
Celebrando a comunidade artística norueguesa, ao publicar histórias sobre novos talentos e veteranos da indústria criativa, a A New Type of Imprint apresenta um grafismo simples e escandinavo, com a particularidade de cada número ter um designer gráfico convidado, ao qual é dada liberdade total para moldar o segundo capítulo e a capa.
Depois do primeiro número ter sido lançado no Outuno de 2014 (na imagem), o segundo número será lançado em Março. Uma leitura obrigatória!

newtypeimprint6

newtypeimprint5

newtypeimprint4

newtypeimprint2

newtypeimprint3

newtypeimprint1