T. Adler

Temos que admitir, aqui n'O Editorial somos viciados em papel, especialmente quando vemos livros (ou revistas) de nicho, dedicados a temas específicos e feitos por pessoas apaixonadas por exprimir a sua criatividade através do papel. Fundada por Tom Adler em Santa Monica, a editora T. Adler é o perfeito exemplo disso. Dedicada ao surf, escalada e actividades ao ar livre, a pequena editora independente apresenta uma apelativa colecção de livros, que se destacam pela fotografia exemplar, grafismo simples e por documentarem períodos históricos.
Todos os livros da T. Adler são dignos de destaque, mas existem dois que nos chamam especialmente a atenção.

'The Stonemasters: California Rock Climbers in the Seventies' documenta a jornada de um pequeno bando de escaladores, equipados com as suas bandanas, óculos escuros e calças esfarrapadas, que se juntaram e acabaram com as convenções na escalada. Intitulando-se de Stonemasters, este grupo de lendários aventureiro estabeleceu técnicas que lhes permitiam fazer escaladas espectaculares com o mínimo de aparato.

Já a história contada nas fotografias do 'California Surfing and Climbing in the Fifties' tem como cenário mais abrangente da América do pós-guerra: Truman e Eisenhower, a Guerra da Coreia, a Guerra Fria e a Ameaça Vermelha. Os jovens adoptavam novos símbolos de inconformismo e ao longo da costa da Califórnia o surf tornava-se popular com a troca das pesadas pranchas de madeira de balsa por outras fabricadas com materiais mais leves. Enquanto isso, os escaladores testavam - a sul no Tahquitz Rock e a norte no vale de Yosemite - material feito manualmente, que viria a marcar novos standards de segurança, técnica e performance.

tadler1

tadler2

 

 

 

 

tadler3

tadler5