Steve Leung

Recentemente tive a oportunidade de entrevistar para a revista Essential Macau um dos mais importantes designers de interiores asiáticos, Steve Leung: East meets West Abordando todos os projectos de uma forma holística, Steve Leung é um nome incortonável do design de interiores no oriente e a nível global.

Para Steve Leung “o design é uma linguagem universal e pode atravessar todas as barreiras”. Nascido em 1957 em Hong Kong, o arquitecto e designer de interiores é uma figura de destaque do design asiático há mais de 20 anos e conhecido pelo cunho único dos seus projectos. O estilo contemporâneo e acolhedor -  uma infusão de arte, influências asiáticas e internacionais - é o resultado da sua rica experiência pessoal.

“Nasci e fui criado em Hong Kong e tenho um sentimento profundo relativamente à minha cidade natal. Tendo vivido mais de 50 anos num local onde o oriente encontra o ocidente, fui educado e influenciado simultaneamente pelas culturas e estilos de vida chinês e ocidental, e estas experiências moldaram a minha ideologia e filosofia. Sinto que as minhas criações reflectem uma sensibilidade internacional, ainda que com uma influência oriental. Para mim, é uma abordagem asiática muito subconsciente”, explica Steve Leung.

Steveleung2

Tendo despertado para as artes desde cedo, o reconhecido arquitecto chinês atribui a sua vocação aos seus dois tios: “um é arquitecto, o outro é pintor amador. São ambos muitos artísticos e com talento para a música, caligrafia, pintura… Gosto muito deles e sob sua influência, tenho estado apaixonado pelas artes e design desde criança. Apercebi-me que me queria tornar um arquitecto com 13 anos. Finalmente fui admitido na Universidade de Hong Kong e estudei arquitectura. Isto marcou o começo da minha carreira nesta indústria”. Tendo fundado a sua consultoria de arquitectura e planeamento urbano em 1987, Steve Leung começou cedo num negócio dominado por homens mais velhos e no qual teve de lutar para marcar a sua posição.

“Tive imensa sorte em termos da minha carreira e sinto que ter criado a minha firma aos 30 anos foi uma incrível oportunidade. Ainda bastante novo, fui capaz de liderar designers talentosos debaixo da minha visão pessoal e claro que ao ser o proprietário da minha própria consultoria tomava todas as decisões. Entrar numa indústria aos 30 permitiu que ganhasse uma valiosa experiência pessoal e na indústria, que acredito ser evidente nos meus projectos”.

Steveleung3

Apesar da arquitectura ter sido o foco inicial na sua carreira, Steve Leung foi gradualmente redireccionando a atenção para os projectos de interiores, por considerá-los mais interessantes, gratificantes e lucrativos. Assumindo actualmente quase a totalidade da actividade do atelier, o design de interiores engloba projectos tão distintos como hotéis, restaurantes, residências, escritórios e centros comerciais, no entanto o arquitecto destaca o primeiro andar modelo, que desenvolveu em 1997 para o empreendimento Symphony Bay, Hong Kong, como um dos mais marcantes. “Na altura, mais de 90% dos andares modelo eram desenhados num estilo clássico ocidental. No entanto, penso que o luxo pode ser demonstrado de muitas formas. Como tal, utilizei uma abordagem contemporânea, com a adopção de elementos naturais, para o meu primeiro projecto de andar modelo. Era algo novo no mercado, mas foi inesperadamente bem recebido. Hoje em dia, o estilo clássico ocidental não domina a cena residencial em Hong Kong. Penso que este projecto marca a mudança de tendência de design do luxo clássico para o luxo moderno em Hong Kong nos anos noventa”.

Steveleung4

Essa mesma noção de elegância intemporal, atenção ao detalhe e interpretação original do minimalismo levam a que Steve Leung seja um especialista em criar o ambiente perfeito para cada cliente, apresentando um luxo tangível e confortável. “Para mim, luxo significa prazer refinado, excelente qualidade, exclusividade e detalhes requintados. Ao contrário de outros, não penso que o ‘luxo’ seja alcançado ao gastar somas astronómicas de dinheiro em materiais, mobiliário e decoração sem alma. Nos meus projectos, o ambiente luxuoso e gracioso é usualmente criado com uma harmoniosa combinação das cores, utilização de materiais de qualidade e aproveitamento inteligente de espaço e proporção”.

Steveleung5

Como tal não é de admirar que Steve Leung seja um dos nomes mais procurados na China e além-fronteiras para criar os projectos mais exclusivos, sendo o restaurante MX, o empreendimento residencial 39 Conduit Road, ambos em Hong Kong, o hotel Shangri-la no emblemático The Shard, em Londres, ou o restaurante Mango Tree no Dubai, excelentes exemplos da sua criatividade e inspiração. “Usualmente inspiro-me na vida quotidiana, desde viajar a uma mera chávena de chá. Tendo o meu projecto The Hampton como exemplo, sou um consumidor assíduo e interessado no negócio da moda, como tal tirei a minha deixa para este projecto de um conceito de moda sofisticado, a alta-costura. É o espírito de exclusividade e a filosofia por medida da alta-costura que incorporo no meu design”.

Steveleung6

Sendo um seguimento natural dos projectos de interiores, Steve Leung tem sido convidado por conceituadas marcas para desenvolver linhas de mobiliário e acessórios. Para além da colecção de papéis de parede de inspiração oriental para a Graham & Brown, a elegante linha de sanitários Inkstone para a italiana Neutra ou o mobiliário para a chinesa Maxxa demonstram a incessante procura da excelência e qualidade de Leung, independentemente da escala do projecto.

Steveleung7

Liderando uma equipa com mais de 350 colaboradores, Steve Leung recebeu, entre 1999 e 2012, por 10 ocasiões o prémio de melhor designer de interiores nos prestigiados Andrew Martin International Awards, e não podia estar mais radiante relativamente ao futuro. “Vou continuar a focar-me no meu negócio de design de interiores enquanto procuro projectos interessantes e colaborações para trabalhar. Acabei de me juntar à yoo, uma companhia de design internacional fundada pelo promotor imobiliário John Hitchcox e Philippe Starck em 1999, como director criativo da Steve Leung & yoo”, a qual vai criar a yoo residence em Hong Kong.