Nemo

Criada em 1993 por Franco Cassina e Carlo Forcolini, a marca de iluminação Nemo apresenta uma ecléctica colecção de candeeiros, um misto de clássicos e peças de designers contemporâneos estabelecidos e emergentes. Apesar da beleza da linha Crown de Jehs + Laub e dos diversos candeeiros desenhados pela Foster + Partners, entre outros, a colecção da Nemo destaca-se essencialmente pelas magníficas reedições de Le Corbusier, Charlotte Perriand e Vico Magistretti.
Desenhado nos anos cinquenta por Le Corbusier para o seu emblemático edifício Unité d'Habitation, o Lampe de Marseille é o perfeito exemplo da elegância desta época, conjugando funcionalidade com linhas simples e fluídas. Outra destas reedições é o candeeiro Potence Pivotante, um candeeiro de parede de Charlotte Perriand que substitui a iluminação de tecto de forma minimal e útil, através de uma estrutura rotativa e de um difusor em vidro opalino. Criado por Vico Magistretti em 1946, e estando agora em exibição na exposição 'Que la Lumière soit!' da Fundação EDF em Paris, o candeeiro de pé Claritas incorpora o desejo do designer italiano em desenvolver objectos simples, com uma grande claridade construtiva.

"Os nossos olhos foram feitos para ver formas de luz; a luz e a sombra revelam estas formas; cubos, cones, esferas, cilindros ou pirâmides são as grandes formas primárias que a luz revela para se enaltecer; a sua imagem é distinta e tangível dentro de nós, sem ambiguidade. É por esta razão que estas são formas belas, as mais belas formas ", Le Corbusier.

nemo2

nemo3

nemo5

nemo7