Entrevista Morten Bo Jensen

Trabalhando com a Vipp há quase dez anos, a marca dinamarquesa é uma das minhas favoritas, pelo design intemporal, robustez e funcionalidade. Conhecida pelos icónicos baldes do lixo, a Vipp lançou recentemente uma apelativa colecção de cozinhas, desenhada por Morten Bo Jensen. O Editorial falou com o designer dinamarquês:

Onde te inspiras?
Em objectos que funcionam! Um objecto aparentemente simples como um agrafador foi criado para desempenhar uma função, sendo desprovido de pormenores supérfluos um perfeito exemplo da filosofia em que a forma segue a função. Desta forma, o objecto faz sentido e pode até ser considerado bastante apelativo. Também procuro inspiração em objectos de grande dimensão como aviões ou ferryboats. Isto é design de produto em grande escala e uma clara referência na criação das nossas cozinhas, e tal como estes objectos a cozinha é volumosa, transportável e com uma construção com elevado nível de detalhe.

mortenbo4

Como integras o legado da Vipp nos novos produtos?
Existem bastantes similitudes entre o balde do lixo Vipp, com mais de 70 anos, e os novos produtos da marca. Ao olhar para a nossa colecção completa, a sinergia estética e coerência é evidente, apesar do facto da mesma conter produtos desenvolvidos ao longo dos últimos 70 anos. Simultaneamente, cada produto serve a sua função e a relação entre eles é dinâmica e contudo inconfundível.
O balde do lixo original de Holger Nielsen não foi desenhado no sentido estritamente tradicional, mas obteve a sua expressão visual em resposta a uma série de especificações funcionais: Uma base grande para ser estável, uma tampa redonda em aço para ser fácil de limpar, pegas laterais para se movimentar facilmente e um anel de borracha na base para proteger o chão. Estes dogmas funcionais ainda são o ponto de partida para as nossas criações.

mortenbo_pic

Qual o conceito da cozinha Vipp?
Um conjunto de módulos de diferentes tamanhos podem ser combinado para as necessidades individuais. O conceito completo da cozinha Vipp é revelado em cada detalhe. Nas ferragens, puxadores e embutidos, o exaustor e os botões do fogão são desenvolvidos respeitando o ADN da Vipp, injectando uma coesão visual e funcional à cozinha. A experiência da Vipp de mais de 70 anos a processar aço inoxidável tornou material na escolha evidente para a cozinha Vipp. Tal como o balde do lixo Vipp, a cozinha leva uma imagem industrial para o ambiente doméstico, sendo um produto robusto para ser utilizado dia após dia.

mortenbo3

O que mais gostas em Copenhaga?
Eu vivo na área de Copenhaga, nas Ilhas Brygge, um antigo porto idustrial. Actualmente, podemos encontrar metade do espaço com empreendimentos de habitação privados e a outra metade com indústria. Um ambiente inspirador rodeado de fábricas tradicionais, pequenas metalurgias, marcenarias, uma antiga oficina de bicicletas e galerias. Vivo mesmo ao lado da sede da Vipp, o que significa que a minha vida quotidiana não é caracterizada por transportes. No verão gosto muito de ir para o grande canal de Copenhaga, onde o BIG (Bjarke Ingels Group) criou um banho público, onde se pode nadar no canal. Em termos de arquitectura gosto da biblioteca da Universidade de Copenhaga, do complexo de escritórios da BIG em Carl Jacobsensvej em Valby, do Skuespilhuset e os silos MDRDV nas Ilhas Brygge. Quanto a museus, o Judaico e o Louisiana são os meus favoritos. A galeria Kunsthal Charlottenborg também é um local a visitar. Gosto da ruas Elmegade em Nørrebro e da Værnedamsvej. As vistas panorâmicas do Café Hovedtelegrafen, a marina de Halvandet e o parque Kongens Have são excelentes. As minhas lojas favoritas são a WoodWood para moda, Nord em Frederiksberg e a Dansk em Istedgade para design, a Boutique Stinne Holm em Nørrebro e a Normann Copenhagen em Østerbro. Para comer gosto do Atlas Bar e do Beau Marché no centro, o Cafe Alma nas Ilhas Brygge, o Restaurante Høst, o Gejst e o Radio. Para beber, a Sing é uma excelente casa de chá, o bar The Library e o Nørrebro Bryghus para cerveja, o Torvehallerne para refrescos, o Vinhanen para vinho e o café do Riccos. Os hotéis Copenhagen Admiral e o Nimb para ficar em Copenhaga.

mortenbo2

Foto redonda com Morten Bo Jensen e família
Fotos da casa de Morten Bo Jensen por Anders Hviid Haglund
Foto histórica pela Vipp