Entrevista Ideal & Co

Na primeira colaboração com O Editorial, a Ideal & Co produziu uma mala de edição especial em pele e feltro 100% lã, produzido em Portugal numa fiação com mais de 80 anos, sendo ideal para levar os acessórios pessoais, portátil, tablet ou livros favoritos. O Editorial falou com Rute Vieira e José Lima, fundadores da Ideal & Co:

Como começou a Ideal & Co?
Pode dizer-se que a Ideal & Co é resultado de histórias e vivências diversas. Onde à intrínseca vontade de criarmos algo belo, juntou-se o desejo de aliar o património material nacional que tanto admiramos, ao conceito de contemporaneidade.
Nascida em 2012, é na verdade como que o continuar de um projecto de vida antigo que começou a ganhar forma pelas mãos do avô da Rute, António Vieira, que em 1935. Com um negócio próprio assente no comercio de peles, mais tarde em 1959 abre a sua própria fábrica: "Fábrica de Curtumes Ideal" - nome que da origem à Ideal & Co - Living Heritage*.
Uma marca que inspirada por todo o contexto histórico, social e cultural de uma família e de uma região, decide ter como ponto de partida e inspiração a cada colecção, a riqueza de materiais, recursos naturais e humanos do Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros.

"Temos muito orgulho no processo de produção artesanal a que está associada. Cada artigo é cortado individualmente, costurado e montado por um mesmo artesão. No interior das peças está colocada uma etiqueta de marca dedicada a este, onde ele coloca o seu nome, fazendo-os sentir que também são parte do projecto e garantido a qualidade do seu trabalho."

Mala5

Qual a importância de produzir em Portugal?
Ao trabalhar com a Industria de Curtumes da Região de Alcanena, na área das peles de curtimenta 100% vegetal, recuperamos técnicas ancestrais de fabrico e tratamento de couro. Actualmente na Europa já raras são as fábricas de curtumes que curtem pele com este método eco-frendly. Em Portugal, as poucas que resistiram foi graças à fidelidade das empresas de correaria que fabricavam artigos para cavalaria e equitação. Por isso a Ideal&Co considera ser um privilégio ainda ter acesso a matérias primas tão nobres dentro de "portas", que transportam em si um legado de grande riqueza, tanto humano como cultural.
Paralelamente à dinamização da indústria de curtumes tradicional, não poluente, a Ideal & Co, Living Heritage* procura dar uma nova vida a pequenas oficinas e artesãos que trabalham ainda de forma tradicional estes produtos. Dando visibilidade através das nossas colecções, ao trabalho de excelência, cada vez mais raro, que estas pessoas realizam com tão grande paixão.
Resumidamente a Ideal&Co – Living Heritage* é uma marca 100% portuguesa, que se propõe através das colecções que assina a reinterpretar, a preservar e a partilhar a beleza do que é genuíno e Made in Portugal.

"A mala messenger Ideal & Co x O Editorial é feita de feltro 100% lã, da mais elevada qualidade, e pele nacional de curtimenta 100% vegetal, é única na sua simplicidade elegante e funcional. Uma peça trendy e intemporal, que se adapta a qualquer look. Leve e prática, com uma divisória interior acolchoada para acomodar o portátil, tem ainda espaço para outros acessórios de uso quotidiano."

Mala4