Best of Portugal: Comida

Inspirado pela iniciativa que o Turismo Espanhol tem desenvolvido com a revista Monocle nos últimos meses e motivado pela falta de promoção das melhores marcas e lugares nacionais por parte do Turismo Português, O Editorial vai publicar nas próximas semanas 50 das suas coisas favoritas em Portugal, desde arquitectura e design até cultura e urbanismo. Na quarta parte da série Best of Portugal, o foco será sobre algumas das melhores marcas gourmet nacionais, que exploram um dos maiores activos em Portugal, a comida:

TGTL - Tendo como consultor principal o conceituado chef Nuno Mendes, do restaurante londrino Viajante, a TGTL (Think Global Taste Local) é uma das mais originais marcas nacionais de produtos gourmet. Para além de uma vasta selecção de azeites, oriundos de norte a sul de Portugal, a TGTL oferece vinhos e uns deliciosos rebuçados de mel do Alentejo.

Herdeiros Passanha - Produzindo desde 1738 um dos melhores azeites portugueses, a marca com base na Quinta de São Vicente, no Alentejo, alia de forma perfeita um produto premiado com um design de garrafa assinado pelo britânico Michael Young.

Arcádia - Fundada no Porto em 1933, a Arcádia é uma referência ao nível da confeitaria tradicional em Portugal. Nas suas lojas (a de Campo de Ourique, em Lisboa, é bastante apelativa) podemos encontrar as tabletes, macarons ou bombons, como estes confeccionados com Vinho do Porto Cálem 10 anos.

Moura Alves - Tendo dedicado os últimos vinte anos a apurar a forma de transformar vinho em ácido acético (vinagre), o enólogo Rui Moura Alves criou o melhor vinagre português. Aromático e muito intenso, o vinagre estagia durante uma década em barricas de carvalho, estando a sua produção limitada a 1500 garrafas anuais.

Quinta Nova - Com mais de 250 anos de história, esta quinta perto do Pinhão é uma das mais emblemáticas na região do Douro. Na sua renovada linha de produtos gourmet é possível saborear uma das mais conhecidas castas portuguesas, a Touriga Nacional, de uma forma original, em compota.